A Capela Real

A CAPELA REAL 
CAPELA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE





Capela Real- Frontaria e pátio Interior (click na foto  para ampliar)

Parte integrante do Paço régio de Salvaterra de Magos, a Capela Real foi a única que sobreviveu à destruição deste monumento, ao longo dos anos. Mandada edificar pelo Infante D. Luís, numa invocação do Bom Jesus, foi uma das grandes alterações executadas no paço, a par com as várias requalificações e ampliações. A Capela foi renovada no ano de 1657, no decorrer do reinado de D. Pedro II, como revela a fachada da mesma,
 porém a data de construção é incerta,
 sabendo apenas que ronda meados do século XVI.
Planta da Capela Real (click  para ampliar)



Porta da Capela da Vala
(click  para ampliar)
A Capela Real tem uma abside rectangular dividida por colunas em três pequenas naves; a abóbada oitava apoia em entablamento dórico suportado por doze volumosas colunas e meias colunas de capitéis dóricos adossados às paredes laterais, alcançando, através de materiais frágeis como fasquiado de madeira rebocado, uma ilusão de equilíbrio.
 
 
Pormenor de Talha dourada
(click na foto para ampliar) 
Capela originalmente de traços renascentistas, no reinado de D. Pedro II sofre alterações, nomeadamente de influência barroca. Essas transformações podem ser, facilmente, identificadas através do altar em talha dourada, com colunas barrocas e capitéis coríntios.


Tecto da capela - Pormenor dos Anjos (click na foto para ampliar)














(click na foto para ampliar)
Pormenor do antigo Altar 


Nesse reinado procedeu-se também à pintura dos tectos de todo o paço. 
Na Capela, ainda hoje podem ser admirados os frescos, que contêm anjos esvoaçando em redor de um medalhão central e nos quatro cantos, pequenos medalhões ovais com motivos decorativos, alusivos à Paixão de Cristo.
Altar - imagem de cristo- Pormenor do rosto (click para ampliar)

Com o terramoto de 1755, a Capela sofreu alguns danos, embora não tantos quanto as restantes divisões do paço. Mais tarde, novas catástrofes assolaram a região, porém a Capela manteve-se praticamente intacta e foi sendo sempre alvo de requalificações.
Requalificação da Capela Real (click para ampliar)
Mais tarde, fosse pelo fervor religioso vigente no país, que ainda se verifica nos nossos dias, ou por outro motivo que se desconhece, a Fazenda Nacional (detentora dos bens do Almoxarifado de Salvaterra de Magos) manteve na sua posse a Capela Real, enquanto que o restante património do paço era arrematado, em hasta pública.
Talvez graças a isso, podemos ainda hoje contemplar
 um pouco do que foi o Paço Real de Salvaterra de Magos.





Curiosidades sobre a Capela Real


  • A Capela Real foi mandada edificar pelo Infante D. Luís, por este ser muito religioso (mandou edificar também o Convento de Jenicó).

  • A esta Capela está também associado o Milagre da Horta D’ El-Rei.

  • Na Capela Real havia uma imagem de Nossa Senhora da Piedade do século XVI, porém a Rainha D. Maria I ficava incomodada por achar que a dita imagem tinha uma expressão muito dolorosa, de grande sofrimento. Como tal resolveu trocá-la por outra Pietá mais recente e com uma expressão mais suavizada.

  • A Capela Real foi conhecida como Capela de Nossa Senhora da Piedade

  • No ano de 1788, a 29 de Janeiro, casava na Capela Real D. Henriqueta de Menezes, filha do marquês de Marialva. Os padrinhos da noiva foram a rainha D. Maria I e seu filho mais velho, o Príncipe D. José.

  • Durante cerca de sessenta anos, a Capela Real foi a Igreja Matriz da vila.