Salvaterra de Magos - Antes e Agora

Com uma História tão vasta, e com origem em tempos remotos, o concelho de Salvaterra de Magos, sempre foi privilegiado no que toca à diversidade, seja pelas coutadas, ou o clima ameno.

Desde cedo os vários povos que aqui habitaram, e mais tarde os nossos monarcas, souberam apreciar as vantagens desta zona, fixando-se em Salvaterra de Magos por largos períodos de tempo.

Prova disso são os muitos vestígios que aqui deixaram, como é o exemplo dos Concheiros de Muge, a ponte de Muge, (se falarmos do concelho) ou a ponte do Cais da Vala de Salvaterra de Magos, a Igreja de São Paulo ou a Capela Real, se falarmos especificamente da vila de Salvaterra de Magos. De qualquer forma, são muitos os exemplos...
Relativamente à freguesia de Salvaterra de Magos, até aos dias de hoje, o seu Património tem sofrido alterações, quer devido às intempéries, quer devido à evolução natural da vila.

Ficam, então exemplos da evolução de alguns dos monumentos mais emblemáticos, bem como das mudanças ao nível populacional e de toponímia da vila de Salvaterra de Magos, realçando as diferenças entre passado e presente.

 


O Património


PAÇOS DO CONCELHO 







Edifício que remonta o séc. XIX, foi reconstruído a partir de uma casa vulgar do património real existente na vila. Após diversos sismos e obras de restauro, o edifício passou a ser partilhado entre autarquia e GNR, que funcionava no rés-do-chão. Hoje em dia o poder local ocupa todo o edifício. De salientar, o brasão que se encontra por cima do portal do edifício.



 

IGREJA DE SÃO PAULO






Igreja de S. Paulo, construída por volta do ano de 1296, é também a Igreja Matriz da vila de Salvaterra de Magos. É constituída por uma Capela-Mor em talha dourada e as impressionantes pinturas ao longo do tecto. Tem também um painel de azulejos em azul e branco e uma tela do século XVI.

A Igreja de S. Paulo quase ficou destruída pelos terramotos, nomeadamente os de 1755 e o de 1909. Numa dessas catástrofes, a torre da igreja ficou totalmente danificada, como tal as horas começaram a ser dadas por um soldado que tocava o sino no edifício da Câmara Municipal.

Hoje em dia não só recebe serviços religiosos, como também recebe, frequentemente, concertos de grupos corais.




IGREJA DA MISERICÓRDIA (CAPELA DA VALA)


A Igreja da Misericórdia, mais conhecida por “Capela da Vala” foi fundada no século XVII, adjacente ao, que se pode considerar, primeiro Hospital da Misericórdia de Salvaterra de Magos, que acolhia peregrinos que necessitavam de cuidados.
Igreja constituída por uma só nave, onde é possível admirar um belo Altar em talha dourada. É importante destacar o púlpito e o coro pela sua perfeição arquitectónica, bem como os azulejos datáveis do século XVIII.

De realçar, também os painéis que existiam no interior da Capela, representando Obras da Misericórdia e os Passos da Vida de Nossa Senhora. Em 1979, ficaram destruídos devido às chuvas que fizeram desabar o tecto, o que danificou algumas telas.

 


PRAÇA DE TOUROS




Construída no ano de 1920, esta é uma praça com capacidade de 3900 lugares. Destruída por um ciclone, na década de ’40, foi reconstruída com o patrocínio da família Monte Real e encontra-se, actualmente, sob a alçada da Santa Casa de Misericórdia.
É umas das praças com mais espectáculos do país e já recebeu eventos para além dos ligados à tauromaquia.



CAIS DA VALA




O Cais da Vala foi, em tempos, a principal via de comunicação de Salvaterra de Magos. Por aqui chegaram os monarcas, e por outro lado, era também por aqui que chegavam mercadorias vindas de Lisboa. A partir da Vala Real, a vila de Salvaterra de Magos, cresceu.
Muito se tem feito e a evolução faz-se sentir. De uma zona já muito degradada nasceu um edifício que honra o passado, albergando, por exemplo o Museu do Rio. Além do edifício, intitulado Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Cais da Vala, toda a zona ribeirinha sofreu obras de requalificação, dando-lhe assim o arranjo urbanístico que merece um local com a importância que tem o Cais da Vala. 




PAÇO REAL

Este seria o aspecto do Paço Real, no século XVIII.Com o passar das décadas, o Paço Real desapareceu quase por completo.


Contudo nesta antiga fotografia do actual Largo dos Combatentes, é possível verificar uma das chaminés das cozinhas. 

 Se compararmos a imagem onde se encontra reconstruido, virtualmente, o Paço, verificamos que apenas a Capela se encontra no mesmo local. o restante Paço foi utilizado de outra forma, sendo substituído por um Estabelecimento comercial e por uma habitação privada.


 
CAPELA REAL


A Capela Real, de simples beleza, trata-se de um dos monumentos mais antigos da vila de Salvaterra de Magos, assumindo assim um papel relevante na História local.




A População

Antes e Depois




Número de Habitantes:
1788 – 2 145
2001 – 5 123











As Profissões exercidas em 1788





AS SETE RUAS PRINCIPAIS DE SALVATERRA DE MAGOS

As ruas de Salvaterra de Magos que, no passado, viram passar os nossos monarcas, têm hoje outro nome. Os nomes mudam, contudo as ruas são as mesmas. Ruas que assistiram ao crescimento e ao declínio do Paço, as mesmas ruas que sofreram terramotos que arrasaram a vila.

A pesquisa efectuada revela que nenhuma das ruas antigas manteve o mesmo nome.